A “maratona” emocional dos tratamentos de reprodução assistida

Quando um casal recebe do médico o diagnóstico de infertilidade e indicação de tratamento, muitas vezes não faz um menor idéia do que vem ser um uma técnica de reprodução assistida; acredita que tão logo iniciem um terão uma tão almejada criança em seus braços, porém, assim uma realidade nem sempre é … Para a Maioria dos casais são NECESSÁRIAS várias tentativas de tratamento até a Realização do Sonho, visto que, por tentativa como, as Possibilidades da técnica dar errado são maiores do que de dar certo. No entanto, muitas pessoas entram sem tratamento acreditando que engravidarão “de primeira”, negando para si Próprias Possibilidade fazer um “não”. Em geral, com resultado negativo, o tamanho da frustração costuma ser de acordo com o da idealização, sendo bastante dolorido esse processo até que o casal POSSA se recompor emocionalmente. Há casais que chegam a abandonar o tratamento ou ter dificuldades para reiniciá-lo, justamente por não desejarem passar por esse sofrimento novamente. Outra situação bastante freqüente é a troca de médico quando a tentativa não dá certa, parece haver um que precisa responsável por esse fracasso, visto que, para muitos é difícil aceitar que tentar algumas vezes pode fazer parte desse processo. Nota-se que uma imagem de “Deus” quase construída pelo casal para a figura do médico, de um momento para o outro, se inverte para uma imagem do “Diabo”, o qual passou um castigá-los. Outra situação comum é o logotipo do casal querer mudar de técnica se não obtiver o resultado desejado. Certos Em casos Em, mesmo com uma indicação médica para continuarem com o mesmo procedimento, o casal acaba realizar Insistindo em algo mais avançado, entretanto, é sabido que técnicas de reprodução assistida mais simples sim chegar um pueden resultados positivos, podrá decidir quem é que Ser o melhor para cada caso é que o profissional o está acompanhando, porém, há casais que Tentam Controlar o que não é controlável, e acabam atropelando que quase o saber do seu médico. Assim, TENDO em vista os aspectos até agora expostos, percebe-se o quanto os casais ficam fragilizados com essa vivência, sendo de Extrema Importância o suporte psicológico desde o início do tratamento. Um trabalho parte da Adequado emocional pode auxiliar todo esse processo, tornando-o mais leve e possível de vivenciar.Cada indivíduo tem uma história e particular, existem casais assim como que engravidam logo na primeira tentativa, outros também há que tentar várias vezes até PRECISAM o resultado positivo de gravidez, o qual jamais seria sem persistência uma Possível e enfrentamento dessa situação real.

Luciana Leis

Anúncios

2 respostas em “A “maratona” emocional dos tratamentos de reprodução assistida

  1. Eu gostaria de saber sua experiêcia quanto a ovorecepção. A razão da indicação é uma criança com doença grave, muito provavelmente de origem genética, autossomica recessiva. como, após extensiva investigação clinica não foi possível chegar a um diagnóstico certo, foi proposto a recepção de óvulo( ou espermatozoide, porém o marido é resitente) para um novo filho. Do ponto de vista da mãe, a mesma deseja muito outro bebê. A criança portadora da doença é viva e vive com o casal. agradeço.

  2. Embora a mãe concorde em realizar esse tipo de procedimento, é fundamental que o pai também o aceite, visto que será o seu espermatozóide quem fecundará o óvulo de outra mulher. Isso pode gerar muitas fantasias para esse homem se esse material não fôr bem trabalhado, inclusive para ele conseguir aceitar verdadeiramente essa possível criança. O ideal seria uma orientação psicológica com o homem, nessa ocasião, visando compreender melhor o que esse procedimento significa para ele para que, assim, ele possa escolher melhor o que quer fazer.

E você, o que pensa sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s