Solange Couto- grávida naturalmente aos 54 anos

Engravidar naturalmente após os 50 anos, como no caso da atriz Solange Couto, é uma raridade, mas é uma possibilidade, dizem experts em reprodução.

Segundo o ginecologista Luiz Fernando Dale, da American Society for Reproductive Medicine, há mulheres que menstruam e ovulam até os 58 anos. Mas a qualidade do óvulo diminui, o que reduz as chances.

Dos 45 aos 49 anos, a probabilidade de a mulher engravidar naturalmente é de 3% a 4%, diz Dale. A partir daí, a chance cai para 1%.

A gravidez tardia tem riscos altos, diz Mario Cavagna, da comissão de reprodução da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Além de hipertensão, diabetes e parto prematuro, há risco de o bebê ter síndrome de Down. Aos 35, há um caso de Down por 300 nascimentos. Aos 45, há um em 20 nascimentos.

Cavagna afirma, entretanto, que a gestação não é contraindicada se a mulher estiver bem de saúde. “Se não tiver problemas metabólicos e for acompanhada, tem grandes chances de levar uma boa gravidez.”

Fonte: Folha.com

3 comentários sobre “Solange Couto- grávida naturalmente aos 54 anos

  1. Boa tarde!
    Eu gostaria de uma informação: Tenho 49 anos, fiquei mestruada no dia 08/07/2011 e no dia 19/07 /2011, creio que estava ovulando pq na minha calçinha tinha aquela clara de ovo que estique e não quebrou.Neste mesmo dia tive relação com meu esposo ele penetrou sem camisinha mais segundo ele não gozou.Tem risco de gravidez? aguardo resposta o mais rapido possivel.

    • Devido à sua idade as chances de gravidez são muito baixas, devido à qualidade do óvulo que reduz bastante, principalmente, após os 40 anos. O fato de não ter tido ejaculação na vagina dificulta ainda mais uma possível gravidez, porém, não é impossível se vc. ainda ovula.Bjs

  2. acho lindo e ao mesmo tempo muito perigoso ., tenho 47 morro de vontade pois reencontrei meu primeiro amor eu tenho um de 28 anos e ele 2 de 21 e 23 anos ja pensou se viesse uma menina ? mas se tiver sindrome de dow ? ou qq outro problema ? meu medo eh quem vai cuidar dela qdo ficarmos velhinho ? pois vai ser uma eterna crianca , mas sonho em ter uma menina mas queria ter a sorte de vir com saude !!

E você, o que pensa sobre este assunto?

