Estilo de vida e fertilidade

A reprodução assistida em geral, e a fertilização “in vitro”em particular, constitui-se em técnica bem estabelecida para o tratamento da infertilidade e estima-se que mais de 3 milhões de bebês já nasceram através desta tecnologia. Entretanto, nem todos os casais inférteis que se submetem a estes tratamentos conseguirão engravidar, pelas mais diversas causas, como baixa qualidade dos óvulos e dos espermatozóides, baixa qualidade dos embriões transferidos e idade da mulher.  Além destes fatores, existem outros, relacionados ao ambiente e ao estilo de vida, que também parecem interferir nas taxas de gestação. Abaixo encontram-se alguns dos fatores que cada vez mais vêm sendo pesquisados como tendo um papel importante na fertilidade:

  1. má nutrição: mulheres abaixo do peso e malnutridas apresentam distúrbios ovulatórios e infertilidade

2.  obesidade: pode levar a ausência de ovulação, infertilidade e má resposta aos tratamentos de fertilização ‘in vitro”

3.  stress materno: exposição crônica ao stress pode interferir negativamente na implantação do embrião no útero

4.  atividade física intensa: mulheres atletas, que realizam atividades físicas como maratona e triatlo, têm maior propensão a desordens ovulatórias e infertilidade

5.  cigarro: diminui a qualidade dos óvulos e acelera em 1-4 anos a entrada da mulher na menopausa

6.  pesticidas: em pesquisas com animais, vários pesticidas usados na agricultura alteram o padrão ovulatório, podendo levar à infertilidade

7.  bisfenol e outros plásticos: utilizados em embalagens e garrafas, têm sido associados com alterações nos óvulos e no útero.

Concluindo, existem muito fatores que podem afetar o sistema reprodutivo feminino, reduzindo a qualidade dos óvulos. É importante que mais pesquisas sejam realizadas e que cada mulher se preocupe com a sua saúde e com os seus hábitos cotidianos, procurando manter um estilo saudável de vida.

Fonte: Blog Saúde e Reprodução

Uma resposta em “Estilo de vida e fertilidade

  1. Tantas mulhers queixando dos homens nao querem ser pai , mas eu quero muito ser pai e tambem procuro uma mullher disposta a engravidar, tenho saude e fertilidade so falta a parceira.

E você, o que pensa sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s