O que NÃO dizer a um amigo que está lutando contra a infertilidade

“Você já tentou FIV / acupuntura / plantar bananeira?”
Muitas vezes, a vontade da pessoa que “dá essas dicas” é de querer consertar as coisas, porém, isso, na maioria das vezes, mais irrita quem escuta do que ajuda. O mais importante é escutar. “Se você quiser conversar, estou aqui” – é tudo que eu mais queria ouvir de meus amigos, diz Colleen Dippel, 39, que lutou com a infertilidade durante anos antes de dar à luz a seu filho e adotar a sua filha. “Cada caso é único de infertilidade, conselhos, não costumam ajudar”. Saber que há alguém para conversar sobre o assunto é o que é realmente importante.

“Apenas relaxe e isso vai acontecer.”
“Há tantos mitos sobre problemas de fertilidade”, diz Kristin Foristall, 34, que utilizou de fertilização in vitro para ter sua filha. “Eu tentei relaxar. Parei de beber café. Eu até meditava. Desculpe,  isso não resolveu o meu problema. A ciência o resolveu!” De fato, um estudo recente descobriu que o estresse não compromete diretamente a possibilidade de uma mulher engravidar.

“Eu sei que você vai ficar chateada, mas eu estou grávida.”
O seu, ou um amigo em comum, compartilhando a notícia de gravidez. Esse discurso é complicado, não assuma que você sabe qual será a reação que você vai conseguir da outra pessoa. “A maioria das mulheres que buscam engravidar gostam de saber das notícias de outras pessoas que irão ter bebê, de uma forma delicada e cedo o suficiente para não serem as últimas a saber”, diz Collura. Já Peggy Strickler, 39 anos, que passou por tratamentos de infertilidade por sete anos antes de ter filho, diz: “Há uma mistura de sentimentos, certamente, mas a felicidade de um amigo geralmente prevalece.”

Fonte: Luciana Leis, baseada no texto de Erin Zammett Ruddy-Redbook

Uma resposta em “O que NÃO dizer a um amigo que está lutando contra a infertilidade

  1. A frase que mais detesto ouvir é: “é uma questão de relaxar”
    Eu até me sinto culpada por não conseguir relaxar o suficiente para conseguir engravidar. E como é que se relaxa a esse ponto, alguém pode me explicar?
    Realmente a infertilidade é um assunto delicado e a maioria das pessoas não sabe como lidar com isso na hora de falar para uma amiga ou amigo que esteja a passar pelo problema.
    Já ouvi muitas piadinhas que me deixaram mal e na maioria das vezes nós os inférteis não sabemos como devolver a resposta a altura.
    Quanto a lidar com amigas próximas que ficaram grávidas é outra situação que mexe bastante com teu emocional porque no fundo aquele também é teu desejo, mas com o tempo nos acostumamos com a gravidez da amiga e só desejamos felicidades aos novos pais.

    http://nomeiodocaminhotinhaumapedra.blogspot.com/

E você, o que pensa sobre este assunto?

