Quais as chances que um casal têm de engravidar?

Olá, caros seguidores!

Mil desculpas pelo meu sumiço, me sobrecarreguei com atividades do trabalho e acabou sobrando menos tempo para o blog, no entanto, estou retomando com os posts.  Bjos a todos!

Quais as chances que um casal têm de engravidar?

tabelinhaÉ fato que a maioria dos casais quando se unem nunca imaginam passar por dificuldades para ter um filho, afinal, engravidar parece algo tão fácil e fisiológico, que se torna difícil aceitar que, mesmo tendo relações nos dias férteis, a gravidez pode não acontecer.

Diante disso, é inevitável não lembrar de algum “susto” vivenciado em momentos anteriores, onde a relação sexual desprotegida gerou angústia de uma gravidez não programada. Escuto pessoas que sentem-se culpadas por  não desejarem um filho anteriormente, inclusive, de tê-lo evitado; como se, realmente, fosse possível termos uma “bola de cristal” para controlarmos os eventos de nossa vida.

O que ocorre é que, em média, um casal tem de 20 a 25% de chance de engravidar por ciclo, isto é, tendo relações sexuais nos dias férteis. Como podemos perceber, não é tão fácil quanto parece, engravidar e é por isso que os médicos consideram infertilidade somente os casos onde os casais estão tentando um filho a mais de um ano. Antes disso, a maioria dos médicos nem começa a investigação para infertilidade, salvo casos de idade avançada da mulher ou de conhecimento anterior de algum fator que possa levar à dificuldade de gravidez.

Daí vocês podem me questionar, e as mulheres que engravidam em uma única relação sexual, ainda por cima sem desejar? Respondo a vocês que elas caíram nos 25%, porém, não gosto de me limitar a números, pois entendo que a vida é muito mais que uma estatística. Os números servem para nos orientar, de forma objetiva, quanto às chances de gravidez, porém, cada história é única, e o momento da chegada de uma vida neste planeta vai muito além da estatística.

Há quase 12 anos trabalhando com casais inférteis, presenciei várias histórias onde as chances de gravidez eram muito boas com os tratamentos e o casal não engravidou, assim como, casos onde as chances eram remotas e o casal engravidou. Isso sem contar os casais onde as pessoas, após interromperem por um tempo os tratamentos para infertilidade, acabaram engravidando espontaneamente.

Portanto, penso que centralizarmos em nossa história individual é o melhor caminho, já que cada pessoa tem um história única. Se essa busca será longa ou mais curta, não podemos controlar, somente o que nos cabe é buscar que aconteça, quer de forma espontânea (em casa) ou através dos tratamentos de reprodução assistida. Logicamente, não podemos esquecer que acreditar é fundamental.

Luciana Leis

Anúncios

4 respostas em “Quais as chances que um casal têm de engravidar?

  1. Oi fãs um ano que estou tentando engravida !
    Eu parei com o remédio , mas depois não mestruei mais ! Oque eu posso faser sera que meu organismo acostumou com o remédio

    • Olá, Isabely! Após um ano de tentativas sem nenhum tipo de proteção, o indicado é que vc procure um médico, preferencialmente especialista em reprodução humana, para ver o que está acontecendo. Abç

  2. Eu fui a que caí nesses 25%, na primeira transa. Engravidei na primeira ficada. Hoje está aqui vai fazer 2 anos em novembro / 2015. Claro que eu não queria e foi sim uma gravidez indesejada durante aqueles 9 meses. Mas após ter nascido até um mês eu fui pegando amor aos poucos, eu não aceitava aquela condição,Não queria estar grávida ! Tinha acabado de iniciar a faculdade, não tava com o cara. Estava num mar de desespero. Não tinha ngm pra me ajudar, tinha acabado de perder a mãe, contava apenas com avó paterna, que aceitou de primeira mas sem ter certeza que o neto era seu, e o primeiro neto. Ele é um polaco dos olhos verdes claros inteligente pra caramba. No fim ele tem sido uma alegria pra mim, me faz companhia nos dias tristes e solitários. Mas não é facil criar um filho viu….

E você, o que pensa sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s