Doação de Sêmen

semenOlá, pessoal!

Penso ser importante tocar em um tema que ainda é  pouco abordado em nossa sociedade: a doação de sêmen. Escutamos muito falar da importância da doação de sangue, órgãos etc, mas do sêmen, infelizmente, quase ninguém fala.

Acredito que a coleta do material estar bastante associada à sexualidade, já que as amostras são obtidas através da masturbação do homem, acaba prejudicando que esse gesto e, inclusive, seu incentivo aconteça.

A realidade é que muitas pessoas precisam recorrer a esse tipo de ajuda. O sêmen doado pode ter três destinos: ajudar casais heterossexuais- onde o homem não possui espermatozóides- a terem um filho; auxiliar casos de reprodução independente- em que a mulher opta por ter um filho sem um parceiro ao seu lado- e ajudar casais homossexuais femininos- já que, nesses casos, há ausência do parceiro do sexo oposto.

No Brasil, a doação de sêmen é anônima e sem fins lucrativos, ou seja, a venda do material é proibida e só pode acontecer de forma autruísta.

O doação de sêmen é um gesto nobre, já que possibilita que várias famílias possam realizar o sonho do almejado filho. No entanto, percebo que alguns homens temem a doação com o receio de terem um filho seu por aí.

É verdade que, biologicamente, o filho será relacionado ao doador, porém, o processo de filiação em nada tem a ver com link genético. Ter um filho se relaciona ao fato de desejá-lo e de se envolver em sua criação. Justamente por isso, é que os homens que optam pela adoção de sêmen são os verdadeiros pais da criança.

Meu objetivo com esse post é fazer “campanha” mesmo! Afinal, um ato tão bonito como esse, merece muito mais que o meu incentivo!

Luciana Leis

E você, o que pensa sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s