Os alimentos podem ajudar na conquista da gravidez: “dieta da fertilidade”

Olá pessoal!

dietaEm um momento anterior, mencionei neste blog sobre a importância da dieta para a conquista da tão sonhada gravidez e, hoje, reforço novamente esse tema com a ajuda de um texto enviado pela nutricionista com enfoque em casais com dificuldades para engravidar- Gabriela Halpern. Espero que gostem!

Muita gente se pergunta se existe mesmo uma dieta para a fertilidade. Alguns estudos já mostram que sim, a alimentação tem um efeito muito grande em nosso corpo e na chance de engravidarmos.

Casais que fazem procedimentos de reprodução humana assistida não conseguem interferir no processo em si, mas podem adequar seus hábitos alimentares para incrementar sua qualidade de vida e favorecer uma melhor resposta ao tratamento: óvulo de melhor qualidade, ambiente uterino mais saudável que favoreça a implantação do embrião, sem contar os benefícios na qualidade seminal (morfologia, volume e fluidez do espermatozoide).

Num estudo caso-controle (em que 32 casais receberam orientação nutricional e 28 casais não) foi identificado que os casais que receberam orientação nutricional apresentaram o dobro de chance de gravidez e o resultado foi ainda melhor quando esta orientação ocorreu em até 60 dias antes da transferência dos embriões (JBRA Assist. Reprod., 2013).

Como na agricultura, onde o solo é preparado com antecedência para receber as sementes, na fertilização não é diferente. É importante que os casais procurem adequar sua alimentação enquanto planejam engravidar, incluindo alimentos naturais como frutas coloridas, verduras verde-escuras, cereais integrais (arroz e pão integral), grãos (feijão, ervilha, lentilha e grão de bico), carnes variadas, ovo caipira… assim o benefício da boa nutrição poderá ser colhido como bons frutos…

Ah! Não podemos esquecer que para que a semente cresça e forneça os frutos é preciso regá-la…hidratação (de preferência água) é fundamental!

Gabriela Halpern

CRN 3 – 8616

gabriela@halpern.com.br

E você, o que pensa sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s