Estresse e ansiedade em meio aos tratamentos de fertilização in vitro (FIV) não prejudicam a taxa de gravidez

ansiedade e gravidezO post de hoje é sobre um tema que muitos leitores me escrevem para tirar dúvidas: “afinal, a ansiedade/estresse atrapalha nos resultados de gravidez nos tratamentos de FIV?”.

Percebo que, no senso comum, há uma crença de que esses elementos prejudicam sim nos tratamentos e, se não há respostas para a conquista da gravidez com a técnica de fertilização in vitro, o grande vilão foi o estresse vivenciado durante esse processo.

Penso ser importante esclarecer que não há como ficar “zen” fazendo tratamento para engravidar, os hormônios, rotina de ultrassons e auto-cobranças pela gravidez mexem com qualquer ser humano, por mais tranquilo que ele seja. Assim, certa dose de ansiedade e estresse são esperados neste processo, porém, se a intensidade for demasiada, sempre recomendo psicoterapia para auxiliar na diminuição dessa carga emocional e melhor enfrentamento de toda essa situação.

No entanto, não sei se a maioria de vcs sabe, mas, além de psicóloga clínica, também sou pesquisadora no Projeto Alfa e, a fim de esclarecer melhor sobre os possíveis efeitos negativos do estresse e ansiedade nos tratamentos de FIV, fui investigar sobre o tema.

O resultado disso, foi o trabalho que acaba de “sair do forno” e que foi aprovado e apresentado agora no Congresso Europeu  de Reprodução Humana (ESHRE), que aconteceu de 29 de junho a 2 de julho em Munique.

Nesta pesquisa foram incluídas 79 pacientes, com idades até 35 anos e com bom prognóstico de gravidez no tratamento de FIV. Utilizei como medidores de estresse e ansiedade- no momento da transferência embrionária- testes psicológicos e a medida da pressão arterial e frequência cardíaca.

Não houve associação entre estresse/ansiedade com taxa de gravidez em nenhum dos marcadores de estresse/ansiedade analisados. Ou seja, nesta pesquisa, o estresse e ansiedade, mesmo nas pacientes que o apresentaram em níveis mais elevados, não foram associados à testes negativos de gravidez.

Assim, acredito que os resultados do meu trabalho podem colaborar para deixar as mulheres que estão vivenciando esse processo, menos culpadas com sentimentos de estresse e ansiedade, tão comuns nos tratamentos de FIV.

A razão de um resultado de BHCG negativo em meio aos tratamentos ainda continua sendo uma incógnita e acredito que não poderia ser diferente, afinal, estamos falando de vida, e sobre a chegada de uma nova vida, não temos nenhum controle!

Luciana Leis

6 respostas em “Estresse e ansiedade em meio aos tratamentos de fertilização in vitro (FIV) não prejudicam a taxa de gravidez

  1. Estou passando por um FIV, depois da transferência fiquei tranquila, mas ainda assim tive uns momentos de estresse, choro e medo, isso poderá atrapalhar no resultado?

    • Não há evidências de que o estresse e reações de insegurança atrapalhem o tratamento, aliás, esses sentimentos são muito comuns entre as mulheres que estão esperando o resultado de gravidez. Boa sorte!

  2. Embora já concordasse com suas palavras antes mesmo de lê-las, não deixou de ser um alívio aos meus ouvidos. Uma das piores coisas que acontece nesse processo de FIV é escutar “se não relaxar e não acalmar nada vai acontecer mesmo”. Meu acompanhamento psicológico surtiu muito efeito (comecei meses antes de iniciar o procedimento da FIV), estava muito mais tranquila e menos ansiosa. Agora ficar ilesa de ansiedade, medo, angustia, tensão e nervosismo nesse período é impossivel. Nos pedir isso é cruel demais. Então, obrigada pelo estudo e pelas palavras nesse pequeno artigo. Acredito que vá ao encontro de muitas mulheres como eu. Boa sorte a todas!

  3. Só de ouvir isso acredito que já ficamos mais tranquilas. É muito fácil para os outros dizerem: relaxa que você engravida! Mas quem passa por isso sabe que é impossível relaxar totalmente! Passamos por momentos tranquilos e de ansiedade que muitas vezes fogem do nosso autocontrole. Ainda não fiz nenhuma tentativa de Fiv, estou há 4 anos tentando engravidar e estamos nos preparando financeiramente para fazer. Obrigada por sua pesquisa!! Certamente lembrarei dela quando fizer o tratamento!! Abraço!

  4. Passei um stress muito grande hoje e estou no D4 pôs transferência, cherei, gritei e agora to com medo de afetar !!!

    • Realmente é impossível não se abalar com todo esse processo, só quem passa pela infertilidade sabe como é. Geralmente quem parte pra FIV já vem com uma bagagem de frustrações… de anos de tentativas sem sucesso de gravidez, abortos, enfim… é mto desgastante, exige demais do nosso psicológico. Estou passando por isso e não está sendo nada fácil, estou bem cansada. Essa de que vc tem que relaxar, não pensar nisso, nossa, como é irritante, como se tivéssemos como virar uma chave. Parabéns pelo post Luciana, e obrigada por compartilhar essa informação conosco… enfim uma palavra amiga em meio a tanto falatório que temos que ouvir. Um abraço.

E você, o que pensa sobre este assunto?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s